11º Caju Nordeste

O Evento

 

O 11º CAJU NORDESTE foi realizado na cidade de BEBERIBE (CE), no período de 19 a 22 de novembro 2014. O evento teve abrangência regional, beneficiando os polos produtores de caju da Região Nordeste, especialmente dos estados do Ceará, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte, com foco no Polo Cajucultor de Beberibe e dos municípios circunvizinhos.

O CAJU NORDESTE contemplou as seguintes atividades:

a) SEMINÁRIO TÉCNICO com:

Painéis Temáticos montados através de ciclos de palestras, seguidas de debates em plenária, com a abordagem de temas de grande relevância para a conjuntura da cultura do cajueiro, como fontes de financiamento, políticas de incentivo à cultura, novas oportunidades de negócios, casos de sucesso na gestão de empreendimentos e fatores de entrave dentro da cadeia produtiva.

Minicursos para a capacitação dos empreendedores no uso de tecnologias inovadoras para a cajucultura, nas áreas de cultivo e tratos culturais dos pomares, colheita e pós-colheita, processamento do pedúnculo e da castanha de caju, comercialização da produção, constituição e gestão dos empreendimentos rurais e agroindustriais.

Clínicas Tecnológicas em que serão apresentadas as tecnologias inovadoras disponibilizadas à cajucultura pelas instituições de pesquisa, extensão e desenvolvimento.

Oficinas Técnicas com demonstrações práticas sobre o processamento do pedúnculo e da castanha de caju para a elaboração de produtos para alimentação humana e ração animal.

Palestras em que serão debatidos macro temas e políticas relacionadas com o desenvolvimento da cajucultura, que serão encaminhados após o evento às autoridades e lideranças responsáveis pelo setor.

Visitas Técnicas dos agricultores a empreendimentos rurais e agroindustriais, para conhecimento “in loco” de experiências bem sucedidas no âmbito da cajucultura dentro do polo de Cascavel (CE).

b) CARAVANAS DE PRODUTORES RURAIS da agricultura familiar, oriundas de diversos municípios do Ceará e de outros estados da Região Nordeste, que terão o livre acesso a toda a programação do evento e serão beneficiados com a oferta de transporte e alimentação.

c) FEIRA DO CAJU, pavilhão com sessenta estandes, em que serão expostos, demonstrados e comercializados produtos, serviços máquinas e equipamentos relacionados com a cajucultura. Este ano teremos, durante todo o evento, a  demonstração de equipamentos de grande interesse para a cadeia produtiva do caju:

– Máquina de corte automático de castanha de caju;

– Maquinário para instalação de uma minifábrica de cajuína;

– Um implemento agrícola para a colheita automática da castanha de caju.

A Feira contemplou ainda a apresentação de produtos agropecuários, oriundos da agricultura familiar, que são exploradas em consórcio com o cajueiro, como apicultura e a criação de pequenos animais. A comercialização é feita diretamente nos estandes da feira ou através de rodadas de negócios. Também serão expostos e comercializados produtos do artesanato regional.

d) CAJU DE OURO, troféu entregue anualmente na solenidade de abertura do Caju Nordeste às pessoas físicas (agricultores, empreendedores agroindustriais, técnicos, pesquisadores e políticos) e às empresas e instituições públicas e privadas que se destacaram na realização de ações em prol do desenvolvimento da cajucultura. Os homenageados foram escolhidos por uma Comissão Técnico-Científica, composta com representantes indicados pelas organizações parceiras do evento.

e) CAJU SHOW, com apresentações artísticas e culturais que animarão as noites dos participantes durante o período de realização do evento.

Realização

 

 O 11º CAJU NORDESTE é uma realização do INSTITUTO CAJU NORDESTE em parceria com o seguinte arranjo institucional:

Print

Programação

 

Confira como foi a PROGRAMAÇÃO DO 11º CAJU NORDESTE.

 

 

 

Beberibe

 

Cenário do 11º Caju Nordeste

O município de Beberibe (Ce), lomorro branco (10)calizado a 79 Km de Fortaleza, destaca-se como um dos principais destinos turísticos no Ceará. Seus atrativos naturais e culturais encantam os visitantes procedentes do Brasil e de outros países.

São 54 Km de belas praias e verdes mares, contrastando com as fontes de [aguas cristalinas, dunas e falésias de areias coloridas, lagoas de água doce, coqueirais e muito sol o ano todo.

As belezas naturais do município completam-se com as facilidades de acesso e a oferta de uma ótima rede
hoteleira, diversificadas atrações artísticas e culturais- centralizadas no magnífico Teatro Raimundo Fagner- e uma rica culinária , que tem como expoentes os pratos feitos a base de peixes e fruto do mar.

A cultura do cajueiro é muito representativa para a economia de Beberibe, posicionando o município como o mgastronomia (5)aior produtor de caju do Ceará. São aproximadamente 32.60ha de área plantada, distribuídos em grandes, médias e pequenas propriedades rurais, com capacidade de geração de empregos para aproximadamente 17.500 trabalhadores. Este é o cenário em que será realizado o 11º Caju Nordeste.

ROTEIRO DE FORTALEZA A BEBERIBE

Print

 

Hospedagem

 

Veja no link Hoteis e pousadas em Beberibe uma relação com a rede hoteleira de Beberibe (CE), fornecida ao Instituto Caju Nordeste pela Secretaria de Turismo da Prefeitura desse Município. Os interessados em efetuar reservas devem se dirigir diretamente ao meio de hospedagem de sua preferência. Destacamos que este Instituto não se responsabiliza pelo pagamento das diárias dos participantes do 11º CAJU NORDESTE, nem pela qualidade dos serviços oferecidos pelos hotéis e pousadas.

 

Galeria de Fotos

 

Confira aqui todas as fotos do 11° Caju Nordeste, realizado em 2014.