12º Caju Nordeste

O Evento

 

12º Caju Nordeste

12º CAJU NORDESTE foi realizado na cidade de CASCAVEL (CE), nos dias 15 a 17 de Outubro de 2015. O evento teve abrangência regional, beneficiando os polos produtores de caju da Região Nordeste.

CAJU NORDESTE contempla as seguintes atividades:

a) SEMINÁRIO TÉCNICO com:

– Painéis Temáticos – ciclos de palestras, seguidas de debates em plenária, abordando temas de grande relevância para a conjuntura da cultura do cajueiro, como técnicas de plantio e produção, políticas e planos de incentivo à cultura, novas oportunidades de negócios, casos de sucesso dentro da cadeia produtiva do caju.

– Minicursos – capacitação dos empreendedores no uso de tecnologias inovadoras para a cajucultura, nas áreas de cultivo e tratos culturais dos pomares, colheita e pós-colheita, processamento do pedúnculo e da castanha de caju, comercialização da produção, constituição e gestão dos empreendimentos rurais e agroindustriais.

– Clínicas Tecnológicas – apresentação de tecnologias inovadoras disponibilizadas à cajucultura pelas instituições de pesquisa, extensão e desenvolvimento.

– Oficinas Técnicas – demonstrações práticas sobre o processamento do pedúnculo e da castanha de caju para a elaboração de produtos para alimentação humana e ração animal.

– Mesas Redondas – apresentação e debate sobre macro temas e políticas relacionadas com o desenvolvimento da cajucultura, que serão encaminhados após o evento às autoridades e lideranças responsáveis pelo setor.

b) CARAVANAS DE PRODUTORES RURAIS – grupos de agricultores familiares, oriundas de diversos municípios do Ceará e de outros estados da Região Nordeste, com livre acesso a toda a programação do evento.

c) FEIRA DO CAJU – pavilhão com quarenta estandes, em que são expostos, demonstrados e comercializados produtos, serviços máquinas e equipamentos relacionados com a cajucultura. Este ano teremos, durante todo o evento, a demonstração de equipamentos de grande interesse para a cadeia produtiva do caju:

– Máquina de corte automático de castanha de caju;

– Maquinário para instalação de uma minifábrica de cajuína;

– Implemento agrícola para a colheita automática da castanha de caju.

A Feira contempla ainda a apresentação de produtos agropecuários, oriundos da agricultura familiar, que são exploradas em consórcio com o cajueiro, como apicultura e a criação de pequenos animais. A comercialização é feita diretamente nos estandes da feira ou através de rodadas de negócios. Também são expostos e comercializados produtos do artesanato regional.

d) CAJU DE OURO – troféu entregue anualmente na solenidade de abertura do Caju Nordeste às pessoas (agricultores, empreendedores agroindustriais, técnicos, pesquisadores e políticos) e às empresas e instituições públicas e privadas que se destacaram na realização de ações em prol do desenvolvimento da cajucultura. Os homenageados são escolhidos por uma Comissão Técnico-Científica, composta com representantes indicados pelas organizações parceiras do evento.

e) CAJU SHOW – festividades e atrações artísticas e culturais que animarão as noites dos participantes durante o período de realização do evento, sob a responsabilidade do município anfitrião do evento.

Localização do Evento

Casa da Cultura, Av. Chanceler Edson Queiroz, Cascavel-CE

Clique aqui e veja o mapa ampliado.

 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

 

Mapa do 12º Caju Nordeste

 

 

Galeria de Fotos

Página em construção.

 

Realização

 

 O 12º CAJU NORDESTE é uma realização do INSTITUTO CAJU NORDESTE em parceria com o seguinte arranjo institucional:

 

Programação

 

Print PrintPrint Print

 

Cascavel

Cenário do 12º Caju Nordeste
Caponga 1
O município de Cascavel (Ce), localizado a 64 Km de Fortaleza, destaca-se como um dos principais destinos turísticos no Ceará. Seus atrativos naturais e culturais encantam os visitantes procedentes do Brasil e de outros países.

Considerado um dos maiores pólos produtores de caju do estado do CE, Cascavel busca diversidade atraindo turistas com suas belas praias e seu riquíssimo acervo de artesanato.

Artesanato 2

 

– PONTOS TURÍSTICOS

Feira de São Bento

A Feira de São Bento, realizada na cidade de Cascavel (CE), se destaca como uma das maiores do país. Nas barracas, é possível encontrar peças manuais feitas de barro, cerâmica e cipó. Além de artigos para o vestuário, utensílios para o lar, comidas e …

Endereço: Centro, Cascavel.

Horário: Sábados, entre 7 e 11h.

Cipó

Cipó 1Na comunidade da Bica, Cascavel – CE, várias famílias vivem da produção do artesanato do cipó. O entrelaçar dos fios ganham diversas formas nas mãos dos artesãos, podem se transformar em um simples porta retrato ou em objetos de maior porte, como cama, sofá ou divã. Tudo pode ser produzido.

 

Barro

Na comunidade da Moita Redonda, a principal atividade é a confecção de utensílios para o lar a partir do barro (argila), algo que passa de geração para geração. Lá os visitantes podem conhecer o Mataquiri Museu Escola de Arte e Residência Artística, local que conta a história do povoado e escutar a boa música do Grupo Uirapuru Orquestra de Barro que tira do barro o som que enche de orgulho os moradores.

Barro 3

Praias

O litoral de Cascavel é riquíssimo. Formado pelas praias de: Águas Belas, Balbino, Barra Nova, Barra Velha e Caponga. Cada uma com suas peculiaridades. Saiba mais:

1- Águas Belas – Encanta pelo lindo cenário do encontro rio Malcozinhado com o mar, possui uma excelente estrutura hoteleira e de barracas de praia, além de uma boa oferta de pousadas aos visitantes. Em Águas Belas é possível desfrutar do passeio de buggy que permite visualizar a flora típica da caatinga como carnaúbas, cajueiros, muricis e muitos outros em uma amostra do sertão que vira mar. Praia paradisíaca, muito bonita, entretanto muito quente como todo Nordeste. Águas Belas


2- Balbino
– Esta praia é uma ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL – APA, formada por dunas, lagoas, manguezais e as diversificações da cobertura vegetal na faixa litorânea. Tudo isso faz dela uma praia fascinante. Lá os próprios moradores proporcionam locais de hospedagem e alimentação.Balbino 2
3- Barra Nova
– Praia de areias claras e fofas. Suas pedras e mar de recifes complementam a extensão dessa praia. Com trechos desertos, barreira de recifes, pequenas piscinas represadas, dunas e vastos manguezais. Barra Nova figura como um verdadeiro paraíso. Os visitantes podem se hospedar em pousadas ou optar por alugar casas bem próximas a praia.Barra Nova 2


4- Barra Velha
– Uma comunidade de pescadores, onde o visitante pode aproveita o que
de melhor a vida tem pra oferecer tranquilidade, liberdade e privacidade. Uma praia rústica e deserta.Barra Velha


5- Caponga
– Frequentada o ano todo por moradores das cidades vizinhas e por turistas durante a alta temporada. A praia conta com uma vasta faixa de areia dourada, o mar é azul com boas ondas. Caponga agrada por ser aconchegante e tranquila, sendo ideal para os que buscam um bom lugar para relaxar e tomar um refrescante banho de mar. Conta com moderada infraestrutura, formada por hotéis, pousadas, casas para aluguel, além de barracas de praia que servem almoço e jantar, além de petiscos e bebidas.

Caponga

 

 

ROTEIRO DE FORTALEZA A CASCAVEL

Print

 

Hospedagem

Conheça algumas opções de hotéis e pousadas da região.

  • POUSADAS EM CASCAVEL

POUSADA PARAÍSO CENTRAL

Rua: Av. João Moreira de Paula, N º 1145

Telefone: 85 33340109

POUSADA FRANCIMAR

Rod. Ce 040 nº 3095

Cascavel-Ceará-Brasil

Telefone: 85 33342090

 

  • POUSADAS EM BARRA NOVA

POUSADA DO ALEMÃO

Endereço: Rua Manuel Henrique.

Bairro/Localidade: Barra Nova.

CEP: 62.850-000.

Telefone/ramal: 9644-7288/9233-1076/8519-1.

Endereço Eletrônico: pousadadolalemão@hotmail.com.

POUSADA ESCAPE

Endereço: Rua da Praia

Bairro/Localidade: Barra nova

CEP: 62.850-000

Telefone/ramal: 85-9927-1489

Endereço eletrônico(e-mail):infor@escape-ketibosrding.com.

POUSADA PÔR DO SOL 

Endereço: Av. Beira Mar.

Bairro: Barra Nova.

CEP: 62.850-000.

Telefone: 33367-0036.

E-mail: pousada-pordosol@hotmail.com.

Pontos de Referência: Próximo a Itamar Citó.

 

 

  • POUSADAS EM CAPONGA E EM ÁGUAS BELAS

POUSADA ÁGUAS BELAS

Endereço: Rua Osório Ferreira, N° 01.

Bairro/ Localidade: Águas Belas.

CEP: 62.850-000.

Telefone: 3334-8090 ou 8827-6507.

Email: paraísoaguasbelas@hotmail.com.

POUSADA DO MEIO

Endereço: Av. Ipanema, nº 07.

Bairro/ Localidade: Caponga.

CEP:62.850-000.

Telefone: 3334-8303.

Site: www.pousadadomeio.com

Reservas: Balcão.

Facilidades e Serviços: Internet, ventilador, frigobar, ar-condicionado.

POUSADA VARANDAS DE ÁGUAS BÉLAS

Endereço: Rua do Boa Viagem.

Bairro/Localidade: Água Belas.

CEP: 62.850-000.

Telefone: 3334-9865.

Site: www.varandadeaguas.com

POUSADA TURVELAS

Endereço: Av. Ipanema, N° 77.

Bairro/ Localidade: Águas Belas.

CEP: 62.850-000.

Telefone: 3334-8540.

Email: turvelas@hotmail.com.

POUSADA JANGADAS DA CAPONGA

Endereço: Av. Ipanema.

Bairro/ Localidade: Águas Belas.

CEP: 62.850-000

Telefone: 3334-8723

E-mail: diretoria@jagadasdacaponga.com.br

HOTEL BELATUR

Endereço: Av. Ipanema, N°100

Bairro/ Localidade: Águas Belas

CEP: 62.850-000

Telefone: 3334-8437

Site: www.hotelbelatur.com.br

E-mail: hotelbelatur@hotmail.com

POUSADA PRAIA ÁGUAS BELAS

Endereço: Rua Maria Borges

Bairro/ Localidade: Águas Belas

CEP : 62.850-000

Telefone: 3334-8060

POUSADA COQUERAL 

Endereço: Av. Louriano Paulo Santana

Bairro/ Localidade: Caponga

CEP: 62.850-000

Email: juniorcoqueiral@hotmail.com