Apresentação

        O Instituto Caju Nordeste é uma entidade sem fins lucrativos, constituída por um número ilimitado de associados, com sede na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, Brasil. Foi fundado com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento sustentável da cultura do cajueiro.

        Sua atuação está focada na execução de projetos e eventos que promovam a difusão de tecnologias inovadoras nas áreas de pesquisa, produção, beneficiamento, industrialização, comercialização, logística e gestão de negócios dentro da cadeia produtiva do caju, assim como, a organização e capacitação dos atores nas diversas áreas do setor.

        A idéia da criação do Instituto surgiu a partir do Seminário Caju Nordeste, que se realiza anualmente, desde 2004, em municípios inseridos dentro de pólos produtores de caju, congregando pessoas e organizações, públicas e privadas, que tenham interesse no desenvolvimento da cajucultura. A grande quantidade e a importância das propostas e demandas apresentadas pelos participantes e pelas instituições parceiras do evento induziram os seus organizadores à criação de uma entidade capaz de dar segmento e conseqüências a essas manifestações.

        Para atingir os seus objetivos, o Instituto Caju Nordeste procura atuar como um elo de ligação e de interação entre os diversos atores da cajucultura, buscando inter-relacionar e potencializar as ações em prol da cadeia produtiva do caju. Nesse sentido, a entidade direcionará os seus esforços à cooperação e ao estabelecimento de parcerias com outras instituições, visando concretizar grandes metas, como:

• Organização e capacitação dos agentes dos pólos produtores de caju;

• Expansão do agronegócio do caju, com estímulo ao aumento da produtividade, da qualidade e da rentabilidade, assim como, o aproveitamento de oportunidades de negócios oferecidos pela cultura em todos os elos da sua cadeia produtiva;

• Incentivo à pesquisa e à difusão de novas tecnologias voltadas para todos os segmentos do setor;

• Instalação do Centro Nacional de Referência do Caju, equipamento em formato de museu, aberto à visitação pública;

• Publicação de um portal na internet sobre a cajucultura;

• Criação de um banco de dados com informações gerais, histórias, estatísticas, técnicas e científicas sobre a cajucultura;

• Consolidação do Seminário Caju Nordeste como um grande evento internacional, envolvendo tanto os pequenos atores, como as grandes indústrias de beneficiamento e exportação de produtos derivados da castanha e do pedúnculo do caju.

        O Instituto Caju Nordeste norteia a sua atuação dentro dos princípios fundamentais da ética, da responsabilidade social, da responsabilidade ambiental, da legalidade, da transparência, da impessoalidade, da moralidade, do respeito às parcerias, da cooperação e do compartilhamento de idéias.