Dirigentes

Francisco Araripe Costa

Nome : Francisco Araripe Costa
Cargo : Diretor-Presidente

QUALIFICAÇÕES: graduado em administração de empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com mestrado em ciência da computação pela Universidade Federal da Paraíba, campus de Campina Grande. Especialização em Planejamento Estratégico de Cidades pela Asociación para el Desarrollo Estratégico de Zaragoza y su Entorno (EBRÓPOLIS), de Zaragoza na Espanha. Especialização em Consultoria de Empresas, pela Personal Consultoria, de Fortaleza-Ce.

Iniciou sua vida profissional no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em março de 1966, de onde se afastou por aposentadoria, em abril de 1996, tendo como última função no BNB a chefia da Divisão de Administração de Fundos Constitucionais (FNE e FINOR).

Em junho de 1997 participou da instalação do Plano Estratégico da Região Metropolitana de Fortaleza (PLANEFOR), projeto de planejamento participativo promovido pela Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e outras organizações públicas e privadas, onde trabalhou até fevereiro de 2003, como Diretor Administrativo. De maio de 2004 a dezembro de 2007 foi Diretor do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO).

Idealizador e Sócio Fundador do Instituto Caju Nordeste.

 

Afonso Batista de Aquino


Nome :
Afonso Batista de Aquino

Cargo : Diretor-Financeiro

QUALIFICAÇÕES: Engenheiro Agrônomo Pós – Graduado em Nutrição de Plantas pela Universidade Complutense de Madrid-Espanha.

Especializações em Extensão Rural e Marketing em Israel. Participou de eventos e feiras internacionais, com destaque para a SIAL – Salão Internacional da Alimentação em Paris-França, FRUTILOSGISTICA em Berlim-Alemanha, HORTFAIR em Amsterdam-Holanda, FISPAL em São Paulo e Encontro Internacional de Negócios do Nordeste em Fortaleza-Ceará. Participou de eventos nacionais: com destaque para a FENAGRI em Petrolina-Pernambuco e HORTITEC em Holambra – São Paulo.

Coordenador Geral da Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria – FRUTAL durante oito edições. Coordenador Geral do Instituto Frutal de 1997 a 2005. Diretor de Agronegócios da Prática Eventos Ltda., desde o ano de 2006.

Idealizador e Fundador do Instituto Caju Nordeste.